jul 28, 2022

|

por: Levesa Motos Honda

|

Categoria: Sem categoria

Saiba como identificar o momento certo de trocar o amortecedor da sua moto

Um dos componentes mais importantes na condução sobre duas rodas, os amortecedores têm um impacto direto na segurança e no conforto durante a pilotagem. 

Por isso, listamos as principais curiosidades no tema, explicando seu funcionamento, tipos existentes e diagnóstico.

Mas como é o funcionamento de um amortecedor?

O amortecedor tem o propósito semelhante nas motocicletas, suportar e absorver as irregularidades das vias onde a motocicleta transita. O componente ainda tem um papel de peso em garantir a estabilidade da moto.

Os amortecedores são as partes mais importantes no comportamento dinâmico das motocicletas. Seu bom estado é fundamental para a segurança do motociclista.

Na ausência do amortecedor, vale notar que as molas fariam com que o veículo ficasse oscilando após a inclinação por causa do efeito elástico. O amortecedor funciona como uma peça complementar, freando essa oscilação.

Quais são os tipos de amortecedores?

É muito importante aprender sobre o tipo de componente que está instalado em sua moto. Existem duas tecnologias conhecidas no mercado nacional: os amortecedores hidráulicos e os pressurizados. 

Hidráulicos: A tecnologia hidráulica faz referência ao uso de óleo e ar para o funcionamento da peça. Esses amortecedores são compostos por duas câmaras, uma com o reservatório de fluido e a outra com o tubo de pressão. Esse modelo de amortecedores pode ser encontrado nas suspensões das motocicletas sendo utilizados em pares.

Pressurizados: Aqui, temos uma modernização da solução hidráulica. Os amortecedores pressurizados trocam o ar por nitrogênio, que é um gás inerte que promove uma pressurização. É um componente mais utilizado em motocicletas de maior cilindrada ou em motocicletas que necessitam de um controle maior na suspensão.

Como saber que meu amortecedor está com problemas?

Nem sempre você, proprietário, poderá contar com a ajuda de um mecânico para identificar o problema. Por conta disso, elaboramos uma lista com alguns sintomas para que você mesmo consiga identificar.

Instabilidade: Esse é um sintoma muito acentuado nas motocicletas, por conta das duas rodas como pontos de apoio ao solo. Se a motocicleta apresentar instabilidade em arrancadas ou frenagens, os amortecedores podem estar apresentando problemas e devem ser verificados imediatamente.

Desgaste: Conjuntos mecânicos tendem a sofrer do efeito dominó. Como todas as peças trabalham em uma relação de dependência. Os amortecedores gastos podem causar sobrecarga em outros componentes, como molas, rodas e pneus.

Ruídos: Os amortecedores podem perder a pressão interna da câmara e se isso ou a quebra de algum componente ocorrer, a suspensão poderá chegar ao fim do curso criando barulhos internos.

Vazamentos: Esse é um sintoma bastante fácil de ser identificado, bastando examinar externamente o amortecedor, procurando por traços de derramamento de óleo. 

Ao menor sinal de desgaste, ruído, perda de estabilidade ou qualquer outro problema que possa estar ligado ao correto funcionamento dos amortecedores, eles devem ser verificados imediatamente por você ou por um profissional.

Quer saber mais sobre as novidades do mundo das duas rodas? Fique ligado no blog da Concessionária Levesa.