Tipos de capacetes e como escolher o ideal para você

Uma coisa é fato: muitas vezes, antes mesmo de garantir a sua primeira moto Honda 0 km, você já está pensando em qual modelo de capacete comprar. Atualmente existem 4 tipos de capacetes homologados pelo INMETRO, onde o primeiro critério de validação é a segurança. 

Eles devem ficar fixos à cabeça e sem folgas, e proteger a cabeça e o rosto contra possíveis sujeiras e insetos que possam chocar contra a face e olhos. Saiba mais sobre cada modelo (aberto, integral, modular, misto, off-road), e o que o Conselho Nacional de Trânsito diz sobre o seu uso indevido.

Capacete aberto

O capacete aberto é ideal para o verão. A única desvantagem é que não traz proteção para o nariz, boca e queixo, deixando-os mais expostos e vulneráveis em caso de acidentes, poeira ou insetos. E apesar da praticidade e conforto, de acordo com o Art. 4º do CONTRAN, o uso de óculos de segurança é obrigatório, ou seja, um gasto a mais na hora da compra.

O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção, em boas condições de uso.

Capacete integral

O capacete integral ou fechado é o mais conhecido e usado pelos motociclistas. Bastante seguro, por proteger de forma completa todo o rosto e a cabeça, é ideal para viagens longas, em locais mais íngremes ou que pedem um pouco mais de velocidade. Alguns modelos contam ainda com sistema de ventilação (pequenas frestas que facilitam a entrada e saída de ar), que ajudam a não embaçar a viseira e diminuem o calor da cabeça.

Capacete modular

O capacete modular ou escamoteável é um dos modelos mais caros do mercado. Ele possui viseira articulada, que permite maior praticidade na hora em que o motociclista precisa falar. Mantém a mesma segurança que o capacete integral e como desvantagem apresenta um pouco mais de barulho e é um pouco mais pesado.

Capacete misto

Semelhante ao modular, o capacete misto tem como única diferença a queixeira, que pode ser totalmente retirada, dando ao motorista a oportunidade de usá-la com ou sem. Perfeito para os dias mais quentes, é um capacete com design mais esportivo e um pouco menos seguro que o modelo integral.

Capacete off-road

Apesar de estar na lista, o capacete off-road é exclusivo para quem pratica motocross, rally, freestyle motocross, enduro ou qualquer outro esporte radical. Para você que é apaixonado por trilhas, ele também é ideal. Possui a queixeira mais alongada para proteção de quedas e previne a inalação de terra e areia, normalmente encontradas em terrenos mais inóspitos.

Por fim, seja qual for o seu tipo de capacete, ele precisa possuir selo do INMETRO, adesivos refletivos nas partes laterais e traseiras e ser do tamanho certo para você. Lembre-se ainda que em viagens noturnas, somente viseiras cristais são permitidas pelas regulamentações de trânsito e as fivelas devem estar sempre afixadas na cabeça para garantir que, em caso de acidentes de forte impacto, o capacete não voe. Gostou de saber mais? Então corra até a Levesa Motos mais perto de você e garanta a sua 0km agora mesmo!