fev 01, 2021

|

por: Levesa Motos Honda

|

Tags: honda, moto, trabalho

|

Categoria: Novidades

|

0 Comments

Como cuidar dos pneus novos da sua Honda

Contar com pneus novos faz toda a diferença. Além de oferecer maior segurança para você e todos aqueles com quem compartilha a via, isso faz com que sua moto volte a se comportar conforme o padrão estabelecido pela fábrica.

Independente do seu modelo de moto, jamais se deixe levar por produtos baratos. Pneus mais em conta são um risco para a sua segurança. Não existe nenhum equipamento ou análise visual que consiga identificar danos na estrutura do pneu, ou em carcaças usadas, e isso pode deixar o piloto na mão em imprevistos.

Uma coisa importante de se dizer é que os pneus não devem ser trocados apenas quando estão velhos ou ressecados. É possível identificar esses problemas observando seu pneu na lateral: se houver rachaduras, isso indica que o composto de borracha está degradado pela idade, ou seja, precisa ser trocado.

A Levesa separou algumas dicas importantes para quando chegar o momento de trocar os pneus de sua moto, confira abaixo: 

Atente-se à marca e ao modelo

Quando sua moto foi projetada, os engenheiros entraram em contato com outros especialistas que fabricam o pneu e, dessa troca de informação, foram estabelecidos o tipo e o modelo mais adequados para a sua moto. Essa decisão técnica é validada pelo chamado piloto de testes. Por isso, na hora de escolher pneus novos, é importante dar preferência ao equipamento original, que consta no manual do proprietário. Você pode optar por outras alternativas, mas o risco de prejudicar o desempenho da sua moto é grande.

Procure o “TWI”

Todo pneu conta com uma sigla em alto relevo em sua lateral indicando “TWI” que, em português, significa Indicador de Desgaste. Quando você localizar a sigla, dirija seu olhar para a banda de rodagem, você irá perceber que o “TWI” coincide com um ressalto no interior dos sulcos. Se a borracha desse ressalto no sulco estiver perto da borracha que encosta no solo, é sinal de que seu pneu precisa ser trocado. 

Busque uma montagem cuidadosa

A troca dos seus pneus velhos por novos deve ser realizada de preferência por profissionais experientes, já que a montagem e desmontagem exige ferramentas adequadas e muito cuidado. Afinal, os componentes de transmissão e freios devem ser ajustados com exatidão, e a troca inadequada do componente pode danificar o seu pneu.

Atente-se à medida certa

A medida original de fábrica deve ser mantida. Fugir do recomendado pelo fabricante da sua moto pode gerar alguns problemas. Quanto maior ou mais largo o pneu, mais pesado ele será e isso significa maior consumo e uma baixa performance.

Acostume-se com seus pneus

Os pneus só atingem sua performance após alguns quilômetros e isso influencia na eficiência de qualquer pneu. Após a troca, não abuse dos pneus novos, seja em acelerações fortes, curvas ou frenagens. É importante acostumar os seus pneus ao novo padrão de aderência. 

Agora que você conhece mais sobre como manter os cuidados com seus pneus novos, continue acompanhando o blog da Levesa para mais dicas.