fev 01, 2021

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por: Levesa Motos Honda

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Tags: honda, juno, moto, scooter

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Categoria: Novidades

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Conheça a Honda Juno, a pioneira dos Scooters

O primeiro Scooter Honda foi lançado em 1954 e era muito revolucionário para os padrões da época. Com motor monocilindro OHV 4 tempos de 189cc, arrefecido a ar, a Juno foi fabricada durante pouco mais de um ano, produzindo um total de 5.856 unidades.

Na época do seu lançamento, já havia vários scooters no mercado japonês, mas a Juno trazia inovações tanto no aspecto técnico quanto no estilístico. Essa sofisticação foi um importante diferencial para a novidade da Honda, já que naquela época os veículos motorizados de duas rodas, como scooters e motos, eram muito associados a transportes econômicos e não ao lazer.

A primeira Honda dotada de partida elétrica

A Juno foi a primeira Honda com partida elétrica e teve sua carroceria moldada em FRP (Fibre Reinforced Plastic). Outro destaque do modelo era seu amplo para-brisa, que contava com a parte superior articulada, servindo como uma espécie de proteção contra a chuva.

Mesmo com tanta inovação, a Juno não agradou muito aos clientes Honda por conta do seu peso elevado, 170 kg a seco para 6,5 cv de potência máxima. Em sua primeira versão, a Juno K, o motor era excessivamente quente.

Versões aperfeiçoadas da Juno

As versões aperfeiçoadas da Juno, a Juno KA e KB, vieram com um motor maior, com 220cc e mais potência 9 cv. Além disso, contavam com várias aberturas na carenagem que ajudavam na refrigeração. Ainda assim, o seu peso aumentou para 195 kg, travando seu salto em performance.

Um scooter além do seu tempo

Por tudo que oferecia, o scooter Juno estava um passo à frente do seu tempo no seu design. Com um design singular e dimensões imponentes, o scooter antigo da Honda ainda trazia itens como porta-objetos, para-brisa amplo e protetivo, deixando a versão mais luxuosa.

Com a crise econômica do Japão, a fabricação da Juno foi descontinuada. Porém, a vida curta do primeiro scooter Honda trouxe muitos ensinamentos. A partir daí, a Honda percebeu a necessidade de veículos simples para o momento e começou a desenvolver um projeto que usou muito dos conhecimentos desenvolvidos com o uso de plásticos e resinas da Juno.

Um dos resultados desse trabalho foi a Super Club, lançada em 1958, que foi um sucesso estrondoso, virando o veículo motorizado mais vendido do planeta.