jan 06, 2021

|

por: Levesa Motos Honda

|

Tags: honda, moto

|

Categoria: Novidades

|

0 Comments

8 erros que prejudicam sua moto Honda e como evitá-los

Ter uma moto significa maior comodidade, economia e custo benefício. Não é à toa que o veículo é um sucesso no mercado brasileiro. Pensando nisso, devemos reconhecer a importância de cuidar bem da nossa moto. 

A Levesa, Concessionária Honda, listou algumas práticas que devem ser evitadas, te auxiliando a prolongar a durabilidade da sua moto e reduzindo custos com reparos. Confira!

1 – Rodar com os pneus vazios

Quando descalibrados, os pneus aumentam sua superfície de contato com o solo. Além de aumentar o consumo de combustível, essa exposição torna os pneus mais vulneráveis a furos, rasgos e desgastes. 

Como resolver isso? É simples, basta estacionar em um posto de gasolina que tenha máquina de compressão. 

As rodas também são afetadas pela negligência no seu uso. Pneus danificados não serão capazes de absorver irregularidades no trajeto e irão transferir esses impactos para o elemento mais próximo, no caso as rodas.

2 – Abastecer em postos de bandeiras suspeitas

As consequências de abastecer em um posto desconhecido são muito mais caras do que o custo imediato de abastecer em um posto conhecido. Gasolina adulterada é formada por uma mistura do combustível com demais aditivos paralelos, que estão ali para fazer volume. Como o fluido tem uma composição desequilibrada, o motor da sua moto se esforçará mais para extrair potência durante a combustão, consumindo mais do que normalmente faria. A presença de água também pode prejudicar as superfícies internas do conjunto mecânico.

3 – Acionamento desnecessário da embreagem

Quanto menos utilizada, maior durabilidade a embreagem terá, reduzindo custos de manutenção e troca. Muitos motociclistas justificam esse acionamento quando parados no semáforo, por exemplo, por garantir maior agilidade no engate da marcha. 

Entretanto, essa agilidade não compensa o desgaste que o componente sofrerá. Portanto, sempre que parar com a sua moto, crie o hábito de posicionar o câmbio em ponto morto.

Outra situação semelhante acontece quando o piloto fica instigando o motor com o acionamento da embreagem, subindo as rotações. É claro que existem momentos que necessitam o acionamento da embreagem, mas fazer isso a troco de nada só irá consumir a vida útil do componente. 

4 – Ignorar o nível de óleo do motor

O óleo lubrificante é o fluido básico da sua moto. Sem ele, o veículo estará fadado a superaquecer, fundir e ainda te deixar na mão. 

O óleo é responsável por refrigerar componentes internos, lubrificar superfícies de contato, reduzir o atrito e proteger as peças de oxidação. Por esses motivos, é importante que você invista em um óleo adequado para sua moto, desenvolvido especificamente pela montadora do modelo. 

Verifique sempre o nível de óleo para evitar problemas, a cada 15 dias ou uma vez por mês. 

5 – Desligar o motor durante a descida

Um erro grave é desligar o motor da sua moto Honda durante a descida.

A moto pode até estar desligada durante a descida, mas as engrenagens do câmbio continuarão girando, obedecendo a rotação das rodas. Com o motor desligado, a bomba de óleo não injetará fluido nas engrenagens, que ficarão sobrecarregadas, correndo o risco até de se romperem durante a descida.

6 – Não inspecionar os freios

Esse pode ser um erro fatal. Entender a importância da inspeção dos freios para a sua dirigibilidade no trânsito é priorizar a sua segurança. Esse tipo de inspeção pode ser realizada na Concessionária Honda Levesa, através do agendamento da sua revisão.

7- Ignorar as manutenções e revisões periódicas

Manutenções preventivas e revisões periódicas existem por um motivo: garantir que sua moto esteja sempre em condições favoráveis para sua pilotagem. Mesmo com todos os cuidados básicos, as motos ainda precisam desses procedimentos para continuarem a ser eficientes. 

8-  Rodar com peso em excesso

Toda moto conta com uma máxima de carga útil, e no Brasil esse valor é informado no manual do veículo, fazendo referência ao peso limite suportado pelo modelo. A montadora chegou nesse valor através de muitos testes e estudos. Exceder essa marca é uma irresponsabilidade tremenda, não só com a sua moto, mas com a sua segurança.

Além disso, peso em excesso também é capaz de desgastar componentes da suspensão a longo prazo, exigindo custos extras e reparos.

Agora que você sabe que práticas devem ser evitadas, aproveite e agende sua revisão na Levesa!