out 18, 2021

|

por: Levesa Motos Honda

|

Tags: carenagem, honda, Levesa Motos, moto, motor

|

Categoria: Novidades

|

0 Comments

Conheça as funções da carenagem da sua motocicleta

Você conhece todas as funções da carenagem da sua motocicleta? Talvez você tenha ficado surpreso e esteja se perguntando se, de fato, há mais de uma função para a carenagem da sua Honda. Sim! E a Levesa Motos mostra para você, neste artigo, qual é a diferença entre os mais diversos tipos de carenagens nos modelos Honda.

A carenagem é a parte da motocicleta que cobre as partes mecânicas, como o motor e o tanque de gasolina. Mas cobrir as partes mecânicas ou criar uma proteção contra o vento na parte dianteira da motocicleta, criando a chamada “bolha para-brisa”, não tem a ver só com a eficiência aerodinâmica que garante que você não perca potência em velocidades elevadas, mas também tem ligação com aspectos como o conforto, economia e estabilidade térmica do motor, evitando problemas causados pelo superaquecimento.

Alguns modelos da Honda, desde a Pop até a XRE 300, têm motores arrefecidos a ar, fazendo com que a carenagem seja de suma importância neste processo. Mas modelos como a Fireblade e a gigante Gold Wing, por exemplo, têm arrefecimento a líquido, ou seja: possuem radiador para resfriamento do motor. Este componente deve ser posicionado de modo que possa captar o máximo de ar frio quando a moto está em movimento, direcionando o ar para o radiador, onde há um fluxo de ar muito quente, gerado graças à troca de calor promovida pelo radiador, que deve ser desviado para que não cause desconforto nem ao piloto nem ao garupa. 

A carenagem é necessária, principalmente nas motocicletas esportivas, também por motivo de aerodinâmica, diminuindo a resistência do ar e aumentando a potência da motocicleta. Mas isto não é tudo: a estabilidade térmica do motor também precisa ser levada em consideração. Quanto mais potente for o motor, mais sofisticado ele será, emanando mais calor. Aí entra, então, o papel da carenagem: permitir que haja troca de calor de maneira segura, sem causar incômodos aos ocupantes da motocicleta. Manter a temperatura estável contribuirá para uma maior performance e eficiência do motor da sua Honda.

Isso não significa que motos refrigeradas a líquido, como a Africa Twin, que tem seu motor exposto, não exijam a estabilidade térmica oferecida pela carenagem. Com menor potência específica, a estabilidade térmica do motor passou a ser um plano secundário, fazendo com que o aspecto prático ganhasse mais relevância. Mas, como as aventureiras da Honda atingem velocidades mais altas, a carenagem frontal visa desviar o máximo de ar frio do corpo do piloto em direção ao radiador da moto, o que favorece o conforto, a estabilidade  e a economia de combustível da motocicleta.

Já nas scooters e nas motocicletas Biz e CB Twister 250, a carenagem cumpre não apenas o papel de encapsular a parte mecânica, dando ao veículo um aspecto amistoso e oferecendo uma proteção adequada em relação às intempéries climáticas, mas também favorece a versatilidade de ter um porta-objetos e compartilhamento para capacetes que, sem uma boa carenagem, não seriam possíveis.

Venha conhecer a Honda dos seus sonhos na Levesa Motos  e sinta na pele a diferença entre as carenagens dos nossos modelos! Entre em contato agora mesmo!