abr 06, 2021

|

por: Levesa Motos Honda

|

Tags: honda, moto

|

Categoria: Novidades

|

0 Comments

Conheça a Honda CBX 750F, a moto que mudou o mercado brasileiro

Ao longo de sua história, a Honda foi responsável por diversas transformações no mercado automobilístico ao redor do mundo. A inovação e a alta tecnologia são características Honda já conhecidas pelo público. No mercado brasileiro, esse cenário não foi diferente. 

Uma das principais inovações aconteceu em 1986 com a chegada da motocicleta Honda CBX 750F, vinda diretamente do Japão. Desde 1976, o governo brasileiro havia proibido a importação de veículos no país. Contudo, a Honda conseguiu uma autorização especial de importação por causa dos investimentos em tecnologia e da ampla produção de motocicletas na fábrica de Manaus.

Foram trazidas 800 unidades japonesas para solo brasileiro, causando alvoroço entre os amantes de motos de alta cilindrada. Até hoje, esses modelos estão entre os mais cobiçados pelos colecionadores. A ficha técnica do modelo chamou a atenção dos pilotos: quatro cilindros em linha DOHC, 16 válvulas e 82 cv de potência, que conseguiam atingir mais de 200 km/h. 

A parte ciclística da Honda CBX 750F também era surpreendente para a época: quadro de berço duplo com suspensão regulável; suspensão traseira monoamortecida e regulável; sistema de freios com dois discos na traseira e na dianteira; e pneus sem câmara aro 16 polegadas na dianteira e 18 atrás. Sem contar que o design preto com listas em vermelho e prata davam um charme e uma beleza especiais para o modelo.

Para conseguir tal autorização para importar as motocicletas, a Honda se comprometeu a nacionalizar a CBX 750F. No final de 1986, ela começou a ser produzida “made in Manaus”, quebrando o jejum de motos de alta cilindrada feitas em território nacional. Esse movimento representou um grande salto qualitativo e um relevante desenvolvimento em tecnologia para o mercado automobilístico brasileiro, que passou a acompanhar o mercado mundial.

A Honda CBX 750F foi produzida em diferentes modelos e correntes na fábrica de Manaus até 1994. Ainda hoje é possível encontrar essas motocicletas rodando pelo Brasil, provando mais uma vez a robustez e a qualidade da Honda. 

Para ler outras notícias como essa e se informar sobre as novidades da Honda, continue acompanhando a Levesa Motos.