jun 11, 2025

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por: Levesa Motos Honda

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Tags: honda, Levesa Motos, motos honda

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Categoria: Novidades

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Honda NX 500 2026: Sua Porta de Entrada para a Aventura Urbana Chega à Honda Levesa!

O universo do motociclismo está em constante movimento, impulsionado por uma demanda crescente por veículos que não apenas transportem, mas que também emocionem, se adaptem a múltiplos cenários e incorporem o que há de mais avançado em tecnologia. Essa realidade exige das fabricantes um aperfeiçoamento contínuo, a capacidade de integrar inovações sem comprometer a essência e as características que consagraram modelos em gerações anteriores. É nesse contexto que a Honda, sempre atenta aos anseios do mercado, apresenta uma motocicleta que promete ser um novo marco em versatilidade e prazer de pilotar: a Honda NX 500 2026.

Esta nova motocicleta crossover foi concebida para oferecer o máximo prazer em diferentes situações de pilotagem, sendo pronta para encarar tudo – do asfalto da cidade às aventuras do fim de semana. Para os entusiastas das duas rodas e para aqueles que buscam a porta de entrada ideal para o fascinante mundo Adventure de média cilindrada, a NX 500 chega com uma proposta extremamente atraente e completa.

  1. Introdução: A Evolução da Versatilidade Honda

A busca por motocicletas genuinamente versáteis é um fenômeno global. Pilotos contemporâneos desejam máquinas que transitem com fluidez entre o deslocamento urbano diário, a viagem de fim de semana pela estrada e, ocasionalmente, a aventura em estradas de terra ou trilhas leves. Essa multifuncionalidade exige um delicado equilíbrio entre agilidade, conforto, performance e robustez.

A Honda NX 500 atende a esse conceito com uma precisão notável. Ela representa uma evolução significativa, incorporando importantes avanços técnicos e estilísticos em relação à aclamada CB 500X. Desde o seu lançamento há mais de uma década, a CB 500X conquistou um consenso relevante entre os usuários por sua confiabilidade mecânica, excelente desempenho e, claro, a versatilidade que a tornou uma das favoritas em seu segmento. A NX 500 herda essa base sólida e a eleva a um novo patamar.

Um elemento de vital importância nesse legado é o motor bicilíndrico DOHC de oito válvulas e exatos 471 cc. Essa “herança” da CB 500X para a nova NX 500 não significa estagnação; pelo contrário, o propulsor recebeu novo ajuste para melhora do desempenho. Embora os detalhes específicos desse ajuste (como mapas de injeção, perfis de comando, etc.) ainda não sejam detalhados, a promessa é de uma entrega de potência e torque ainda mais refinada e responsiva, otimizada para o perfil de uso da nova crossover. O mesmo cuidado foi dado à parte ciclística, na qual pontuais intervenções visaram exaltar a agilidade sem alterar características fundamentais de estabilidade e conforto que a base já oferecia.

A decisão de batizar esta novidade com a sigla “NX” não foi por acaso. Essa escolha visou destacar a nova identidade do modelo, explicitamente alinhada a um estilo mais agressivo, uma tecnologia aperfeiçoada e uma ampla variedade de melhorias em detalhes. A Honda NX 500 não é apenas uma sucessora; é uma reinvenção que alcança um novo patamar em eficiência dinâmica e um design coerente com tamanha evolução. Apesar de toda essa sofisticação, ela mantém sua essência e se posiciona como a porta de entrada ideal no mundo Adventure, abrindo o caminho da alta cilindrada para novos motociclistas e oferecendo uma opção robusta e acessível para quem busca uma máquina versátil.

  1. Generalidades do Modelo: O Legado NX e Sua Relevância Atual

A sigla “NX” possui um histórico rico e respeitado na trajetória da Honda. Desde os anos 1980, ela designa uma categoria de modelos que se caracterizavam por sua notável capacidade de encarar off-road leve e servir com competência a um uso diário, seja ele urbano ou com deslocamentos em estradas e vias expressas. Motos como a lendária NX 350 Sahara e a icônica NX 650 Dominator são exemplos vivos desse espírito, máquinas que se tornaram referência em suas épocas pela versatilidade e confiabilidade.

A nova Honda NX 500 foi projetada para honrar e, mais do que isso, transcender estas premissas. Ela promete atender com exatidão a essa versatilidade, demonstrando alta capacidade para divertir seu piloto em estradas sinuosas, trilhas leves ou no dia a dia da cidade. Essa aptidão multifacetada é um diferencial crucial em um mercado onde o motociclista busca uma máquina que não o limite a um único tipo de uso. Seja para o deslocamento ágil no caos urbano, para a emoção de uma estrada com curvas em um fim de semana, ou para a exploração de um caminho de terra batida, a NX 500 está pronta.

As viagens de qualquer tamanho são outro ponto de força da NX 500, tendo em vista o equilíbrio entre potência, economia e capacidade de oferecer conforto ao condutor e eventual passageiro. Esse equilíbrio é crucial para viagens, onde a fadiga é um fator de risco. Uma moto que oferece boa autonomia, um motor que não vibra excessivamente e uma ciclística que absorve bem as irregularidades do piso contribui enormemente para viagens mais longas e seguras.

A segurança, como sempre, é um item primordial para qualquer motocicleta, e se revela ainda mais crucial em modelos que, como a NX 500, permitem uma ampla versatilidade de uso. É por isso que a Honda não economizou em recursos que elevam o patamar de segurança ativa e passiva do modelo. A introdução do sistema HSTC (Honda Selectable Torque Control) é um aspecto que eleva a Honda NX 500 a um nível superior em seu segmento, oferecendo uma camada extra de controle e confiança. Além disso, a presença de um painel TFT de 5 polegadas, as rodas mais leves e a aperfeiçoada iluminação full-LED são elementos que complementam essa proposta, tornando a NX 500 não apenas divertida e versátil, mas também mais segura e tecnologicamente avançada para seu segmento.

  1. Características Principais: Detalhes Que Fazem a Diferença

Vamos mergulhar nos aspectos que tornam a Honda NX 500 uma máquina tão promissora, dividindo a análise em suas categorias principais: Design & Aspectos Práticos, Motor e Ciclística.

3.1. Design & Aspectos Práticos: A Aventureira Urbana em Detalhes

A Honda NX 500 se destaca imediatamente pelo visual impecável, que a define como uma autêntica aventureira urbana. É um novo design que combina estilo aventureiro, dimensões compactas e robustez, resultando em uma motocicleta com presença marcante, mas que não intimida no uso diário. A carenagem, com linhas que remetem ao universo off-road, confere um ar de “pronta para tudo”, enquanto o conjunto geral é harmonioso e proporcional.

Na parte frontal, o farol de LED merece menção especial. Além de contribuir significativamente para o visual moderno e agressivo da moto, sua distribuição de luz permite maior visibilidade ao pilotar, especialmente em curvas. Isso é crucial para a segurança, pois a iluminação eficiente lateralmente auxilia o piloto a enxergar melhor o interior da curva e potenciais obstáculos. A lanterna traseira de LED também recebeu aperfeiçoamento visando elevar a visibilidade sem prejuízo estético, garantindo que a moto seja vista com clareza por quem vem atrás.

A tecnologia premium aplicada à NX 500 tem na tela TFT colorida de 5 polegadas um de seus pontos altos. Um painel totalmente digital e colorido oferece uma riqueza de informações e uma experiência visual muito superior aos painéis LCD monocromáticos. A principal qualidade deste novo painel é a de melhorar a visibilidade sob luz solar intensa, um problema comum em muitos displays. Isso se vale de uma nova tecnologia que sela o vão entre o vidro de cobertura e a tela TFT com resina, reduzindo reflexos e elevando a transmissão da luz de fundo. Na prática, isso significa que, mesmo sob sol forte, as informações no painel (velocidade, rotações, marcha engatada, informações do computador de bordo) serão claras e fáceis de ler, sem a necessidade de o piloto se inclinar ou sombrear a tela. Além disso, sendo personalizável, este painel permite ao piloto optar por diferentes padrões de exibição, ajustando-o às suas preferências e ao tipo de informação que deseja priorizar.

O novo desenho do banco é um aspecto prático que impacta diretamente o conforto e a confiança do piloto. Ele permite a livre movimentação do condutor, facilitando mudanças de posição em pilotagem mais esportiva ou em trechos off-road, e, crucialmente, facilita o acesso dos pés ao solo. Essa última característica é de extrema importância, especialmente para motociclistas de menor estatura ou para quem está começando no mundo das motos de média cilindrada. A altura do assento, limitada a 834 mm, contribui para essa acessibilidade, tornando a moto menos intimidante em manobras de baixa velocidade ou paradas no trânsito. A amplitude de rotação do guidão também beneficia as manobras em espaços apertados, conferindo agilidade em áreas urbanas.

A posição de pilotagem privilegia conforto e visibilidade. Geralmente, em motos crossover, essa posição é mais ereta, com o guidão numa altura confortável e as pedaleiras em uma posição intermediária. Isso reduz a fadiga em viagens longas e oferece uma excelente visão do trânsito à frente, crucial para a pilotagem defensiva. A capacidade do reservatório de combustível, de 17,7 litros, é bastante generosa para um motor de 500cc, o que se traduz em excelente autonomia. Considerando um consumo médio conservador para o motor de 471cc (que pode girar em torno de 25-30 km/l dependendo do uso), a NX 500 pode facilmente oferecer mais de 400 a 500 quilômetros com um único tanque, ideal para longas viagens sem preocupações constantes com reabastecimento.

3.2. Motor: Coração Potente e Tecnológico

No cerne da Honda NX 500 pulsa um motor bicilíndrico paralelo DOHC com 8 válvulas e exatos 471 cc, refrigerado a líquido. Esta é a mesma base motriz que equipa outros modelos de sucesso da linha 500 da Honda, conhecida por sua robustez e confiabilidade. O layout de duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) com 8 válvulas (4 por cilindro) otimiza a respiração do motor, permitindo uma entrega de potência e torque mais eficiente em todas as faixas de rotação.

Este propulsor oferece uma excelente potência máxima e faixa de torque ampla no arco de rotações. A potência máxima de 49,6 cv é alcançada a 8.500 rpm, um número bastante adequado para o segmento, conferindo um desempenho ágil e responsivo. O torque máximo de 4,50 kgf.m é entregue a 7.000 rpm, indicando que a força para acelerações e retomadas está disponível em rotações médias, tornando a pilotagem no dia a dia e no trânsito urbano muito mais prazerosa e segura. A injeção de combustível PGM-FI otimiza essa entrega, proporcionando “desempenho robusto nas faixas de baixa e média rotação, proporcionando agilidade e uma sensação de aceleração intensa em vias urbanas”. Já em altas rotações, o motor entrega uma “elevação suave e progressiva do giro”, garantindo uma condução agradável também em estradas.

Um dos grandes destaques tecnológicos do motor é a inclusão do HSTC (Honda Selectable Torque Control). Este sistema avançado de controle de tração gerencia a tração da roda traseira, proporcionando maior tranquilidade e confiança para o piloto. Como funciona? O sistema compara as velocidades da roda dianteira e traseira. Se detectar uma diferença significativa que indique uma eventual perda de tração da roda traseira (como em pisos escorregadios, areia, ou ao acelerar bruscamente), ele atua na injeção de combustível para reduzir suavemente o torque entregue à roda, evitando que ela derrape. O resultado é um controle mais suave e seguro da moto em condições de baixa aderência. Para os pilotos mais experientes ou em situações específicas (como pilotagem off-road controlada), o HSTC pode ser desativado completamente, se o piloto desejar, oferecendo total controle da tração.

O silenciador possui dois tubos de saída, um detalhe que confere um toque esportivo ao visual e, crucialmente, um ronco estridente e envolvente em altas rotações. Essa atenção ao som do motor faz parte da experiência sensorial da pilotagem, agregando valor e prazer.

A robustez estrutural do conjunto é reforçada pelo fato de o motor cumprir função estrutural, complementando a rigidez do chassi com quatro pontos de ancoragem no quadro. Isso significa que o motor não é apenas uma fonte de propulsão, mas também um componente ativo na estrutura da moto, contribuindo para a rigidez torsional e a precisão da pilotagem.

O câmbio de seis marchas é gerenciado por uma embreagem assistida e deslizante. A função “assistida” reduz significativamente a força necessária para acionar o manete da embreagem, diminuindo a fadiga em longos percursos ou no trânsito urbano intenso. A função “deslizante” (slipper clutch) é um recurso de segurança e performance: ela elimina a tendência de perda de aderência da roda traseira em reduções bruscas de marcha. Ao fazer uma redução de marcha agressiva, o torque reverso do motor pode travar a roda traseira. A embreagem deslizante permite que a embreagem “deslize” momentaneamente para absorver esse excesso de torque, mantendo a roda traseira girando e a moto estável, evitando derrapagens perigosas e trancos.

3.3. Ciclística: Equilíbrio e Agilidade em Cada Manobra

A ciclística de uma motocicleta é o conjunto de elementos que define seu comportamento dinâmico – a forma como ela se curva, freia, absorve impactos e reage aos comandos do piloto. Na Honda NX 500, a atenção a esses detalhes resulta em uma pilotagem precisa e confortável.

O chassi é construído com tubos de aço, uma escolha que une leveza e resistência. O padrão de rigidez desse quadro foi projetado para oferecer “bastante feedback ao piloto conforme a superfície da estrada se altera”. Isso significa que o piloto consegue “sentir” o comportamento da moto e a condição do piso, uma característica crucial para a segurança e o prazer em pilotar.

A distância entre eixos é de 1.443 mm, uma medida que contribui para a estabilidade em linha reta sem comprometer a agilidade. A distribuição de peso entre dianteira/traseira é de 48,7%/51,3%, indicando um ligeiro favoritismo para a traseira, o que pode otimizar a tração.

No quesito suspensão, a NX 500 está muito bem servida. A suspensão dianteira Showa invertida de 41 mm é um componente de alta qualidade. Ela apresenta a função separada mola-amortecimento (SFF-BP) entre as bengalas. Em sistemas SFF-BP (Separate Function Fork – Big Piston), uma das bengalas contém a mola e a outra abriga o cartucho de amortecimento. Essa separação permite que cada componente seja otimizado para sua função, resultando em um funcionamento mais suave, melhor absorção de impactos e maior sensibilidade ao piloto. O amortecedor traseiro atua no sistema Pro-Link, uma configuração de suspensão de Honda que oferece ação progressiva, o que significa que ele se torna mais resistente à medida que o curso da suspensão aumenta, garantindo conforto em pequenos impactos e controle em grandes compressões. Além disso, oferece ajuste de pré-carga em 5 estágios, permitindo que o piloto personalize a suspensão para se adequar ao seu peso, tipo de pilotagem ou transporte de passageiro/bagagem.

As rodas de alumínio fundido com design em Y e 5 raios são mais leves que as da CB 500X. Essa redução de peso não suspenso é um dos maiores benefícios da ciclística atualizada da NX 500. Menos peso nas rodas significa que a suspensão trabalha de forma mais eficiente, copiando melhor as irregularidades do piso e proporcionando maior conforto e aderência. A “redução de peso não suspenso, aliada às configurações revisadas da suspensão, melhoraram pilotagem e a sensibilidade em todas as situações”, tornando a NX 500 mais ágil e responsiva aos comandos do piloto.

A escolha do tamanho das rodas reflete a versatilidade crossover: a roda dianteira tem 19 polegadas e a traseira 17 polegadas. A roda de 19 polegadas na frente oferece um excelente equilíbrio entre a capacidade de transpor obstáculos (melhor que uma 17″) e a agilidade em curvas no asfalto (melhor que uma 21″). A roda traseira de 17 polegadas permite o uso de uma ampla variedade de pneus e contribui para a estabilidade. Os pneus padrão trail têm as medidas 110/80-R19 (dianteiro) e 160/60-R17 (traseiro), indicando que a moto vem equipada com pneus que oferecem bom desempenho tanto no asfalto quanto em trechos de terra batida.

No sistema de freios, a NX 500 conta com um conjunto robusto e eficiente. Possui dois discos dianteiros de freio com 296 mm, onde atuam cálipers Nissin de dois pistões e montagem axial. A presença de discos duplos na dianteira garante alta capacidade de frenagem. O disco traseiro de 240 mm conta com pinça de pistão único. Complementando o conjunto, o sistema ABS (Anti-lock Braking System) é item de série, proporcionando segurança adicional ao evitar o travamento das rodas em frenagens de emergência ou em pisos de baixa aderência.

  1. Preço, Cores e Garantia: Tudo o Que Você Precisa Saber

A espera por essa autêntica aventureira urbana está perto do fim! A Honda NX 500 estará disponível na rede de concessionários Honda a partir de junho. Isso significa que, em breve, você poderá ver de perto e experimentar toda a tecnologia e versatilidade que este novo modelo oferece.

A confiança da Honda em sua engenharia e qualidade de construção é expressa pela garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem, um diferencial de mercado que proporciona imensa tranquilidade ao proprietário. Além disso, a NX 500 conta com o serviço Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. Essa cobertura abrange não apenas o Brasil, mas também Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, ideal para quem planeja grandes aventuras pela América do Sul. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses, o que for atingido primeiro. Isso garante que a moto esteja sempre em ótimas condições de funcionamento.

A Honda NX 500 2026 estará disponível em um leque de cores atraentes para que o motociclista possa escolher a que melhor representa sua personalidade: Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado. As opções de cores perolizadas costumam conferir um brilho e profundidade extra à pintura.

O preço público sugerido base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 45.800,00. Este valor a posiciona de forma competitiva no segmento de crossovers de média cilindrada, considerando todo o pacote tecnológico, as melhorias de design e ciclística, e o legado de confiabilidade Honda.

A NX 500 Chega para Transformar Suas Jornadas

A apresentação da Honda NX 500 2026 é um marco importante na estratégia da Honda para o mercado brasileiro. Mais do que uma simples atualização, ela representa um salto evolutivo em termos de design, tecnologia e versatilidade, consolidando-se como uma “autêntica aventureira urbana”. Com um motor robusto e reajustado, uma ciclística aprimorada com rodas mais leves e suspensões de alta performance, e a inclusão de tecnologias de ponta como o HSTC e o painel TFT, a NX 500 está pronta para atender aos mais variados perfis de motociclistas.

Seja você um piloto experiente em busca de uma crossover ágil e versátil para suas viagens e aventuras, ou um novato que busca a porta de entrada ideal para o mundo Adventure da alta cilindrada com toda a segurança e confiabilidade Honda, a NX 500 se apresenta como uma das opções mais atraentes e completas do mercado. Sua chegada promete aquecer o segmento e oferecer uma experiência de pilotagem incomparável, combinando o prazer da estrada com a capacidade de explorar novos caminhos.

Fique de olho em nossos canais e prepare-se para a chegada da Honda NX 500 2026. A equipe da Honda Levesa está ansiosa para recebê-lo, apresentar todos os detalhes deste incrível lançamento e ajudá-lo a encontrar a moto perfeita para suas próximas aventuras.

As melhores condições Honda e descontos para revisão podem ser encontrados na Honda Levesa.